A velhice e o cuidado com o outro

Na noite do dia 05 de outubro, terça-feira, realizou-se no ISE Sion mais um encontro do “II Ciclo de cinema e educação”. Nesse dia a professora e psicóloga Cláudia Barão apresentou aos alunos e à comunidade presente o filme “Família Savaje”. A palestrante utilizou cenas do filme para contextualizar e pontuar aspectos relevantes sobre a velhice e o cuidado com o outro. Ainda, apresentou discussões/teorias contemporâneas sobre gerontologia e geriatria, bem como referenciou seus espaços de atuação.
O filme, extremamente enxuto em sua linguagem, não deixou de mostrar cenas marcantes – sejam de aconchego ou de abandono. Fez refletir sobre a velhice de nossos “parentes” e/ou de nossos pais, assim como sobre a finitude da vida. Nem um pouco piegas ou clichê, o longa nos retira do conforto do hoje para pensarmos o nosso amanhã – encarnado na velhice dos nossos pais ou no tempo que passa por nós rápido e insistentemente.